Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP mantém condenação por degradação ao meio ambiente

    há 12 anos

    A Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação proferida pela Comarca de Mogi das Cruzes contra a empresa de mineração Lopes Faury e Renato Lopes Faury por atividade lesiva ao ambiente.

    Os réus terão que restaurar as condições vegetais do solo e corpos dágua, na área de 40 hectares localizada no quilômetro 73 da Rodovia Mogi-Bertioga, de acordo com Projeto de Recuperação das Áreas Degradadas (PRAD). Também ficam cessadas as atividades degradadoras do meio ambiente e a paralisação da extração mineral, enquanto não for realizada a restauração. Eles terão, ainda, que pagar indenização equivalente ao assoreamento de corpos dágua, valor que será apurado em fase de liquidação da sentença.

    A empresa havia adquirido a autorização para lavra de caulim e bauxita na área, com base no Decreto Federal nº 16.794/44. Contudo, haveria a exigência de apresentação do projeto de recuperação para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o que não correu.

    A prova é robusta nos autos e não deixa margem a qualquer dúvida sobre sua responsabilidade. Danos perpetrados durante anos seguidos, apurados há mais de dez anos, precisam agora ser revertidos. Consulte-se o parecer técnico elaborado pelo perito judicial e não existe mais o que ser discutido, em termos da obrigação objetiva que os réus assumiram ao degradarem o ambiente, afirmou em seu voto o relator do recurso, desembargador Renato Nalini.

    Também participaram do julgamento os desembargadores Zélia Maria Antunes Alves e Eduardo Braga. A votação foi unânime.

    Apelação nº 0003229-55.2000.8.26.0361

    Comunicação Social TJSP CA (texto) / AC (foto ilustrativa)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-mantem-condenacao-por-degradacao-ao-meio-ambiente/2906771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)