Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP recebe alunos da Universidade Estácio Radial para júri simulado

    há 12 anos

    O Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu hoje (15) estudantes do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo. Alunos do nono semestre organizaram um júri simulado sob a orientação das professoras Taís Fernandes Duarte (coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica) e Maíra Moura de Oliveira (coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário).

    O julgamento aconteceu no Salão do Júri, local histórico que foi palco de júris de grande repercussão no passado, como o de Francisco Costa Rocha, conhecido como Chico Picadinho, e o de Lindomar Castilho. O TJSP cede o espaço em apoio a atividades que familiarizem os estudantes com as práticas processuais.

    Na simulação de hoje, o crime era fictício e a história foi criada pelos próprios alunos. Um rapaz de 24 anos era acusado pela morte do irmão com um golpe de marreta. Ele alegava que vivia uma vida de sofrimento e desespero, pois o irmão lhe tratava com muita agressividade, que chegava até mesmo, a ameaças de morte. Após uma discussão, enquanto a vítima dormia, o réu desferiu o golpe que causou a sua morte. Os jurados, na maioria estudantes do primeiro semestre, condenaram o assassino a seis anos de reclusão.

    Já havíamos simulado julgamento do mesmo crime nas dependências da universidade, mas quando ficamos sabendo que era possível fazer no TJSP, resolvemos repeti-lo, pois, em um espaço como esse, a atividade se torna muito mais estimulante, afirmou Taís.

    O Salão do Júri foi desativado em 1988 e atualmente é utilizado para eventos especiais da magistratura, palestras e concursos. Grupos de estudantes interessados em fazer uma visita monitorada ao Palácio ou realizar um júri simulado podem entrar em contato com o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/0961.

    Comunicação Social TJSP CA (texto) / LV (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-recebe-alunos-da-universidade-estacio-radial-para-juri-simulado/3152787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)