Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Justiça torna definitiva liminar que garante vaga em escola perto de casa

há 7 anos

Criança percorria 5 km todos os dias para estudar.

O juiz André Forato Anhê, da 3ª Vara da Comarca de Ferraz de Vasconcelos, tornou definitiva liminar para que uma criança possa estudar em escola municipal de ensino fundamental próxima de sua residência e, assim, ter efetivado seu direito à educação.

A mãe da criança ingressou com ação alegando que precisa trabalhar e não tem condições financeiras para contratar babá. A escola em que sua filha estava matriculada situa-se a quase cinco quilômetros da residência, o que poderia causar prejuízos a sua formação educacional em decorrência da distância e consequentes faltas escolares. Por isso requisitou vaga, em natureza liminar, em outra escola, a menos de um quilômetro de sua residência.

O magistrado afirmou que a autora busca a efetivação de um direito básico, que não pode ser negado pela prefeitura, sob qualquer pretexto. “A atuação do Poder Judiciário sobre políticas públicas visa evitar lesão de direito provocados pela omissão municipal, notadamente na área da educação infantil. Ainda, é direito da criança o acesso ao sistema público de educação, próximo a sua residência, conforme dispõe o artigo 53, inciso V, da Lei nº 8.069/90”, finalizou.

Processo nº 1000959-07.2016.8.26.0191

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DS (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

  • Publicações15979
  • Seguidores3700
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1754
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-torna-definitiva-liminar-que-garante-vaga-em-escola-perto-de-casa/418717473

Informações relacionadas

Rodrigo Crepaldi P. Capucelli, Advogado
Artigoshá 4 anos

Escola Pública perto de casa: um direito a ser respeitado.

Habeas Corpus - Excesso de Prazo

Juliana Heincklein, Advogado
Modeloshá 6 anos

Ação de obrigação de fazer com pedido liminar (vaga em creche)

Direito De Primeira, Representante Comercial
Artigoshá 5 anos

O que fazer se a escola não tem vaga para meu filho?

Senado
Notíciashá 5 anos

Sancionada lei que garante vagas em escolas a irmãos com idades aproximadas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)