Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Paulo Dimas fala sobre gestão do Judiciário em universidade

    há 7 anos

    Palestra em Santos abordou diversos temas.

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, proferiu ontem (23) a palestra “Os desafios da eficiência no Poder Judiciário” para alunos do curso de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na cidade de Santos. Na ocasião, o público teve a oportunidade de saber mais sobre o funcionamento, conquistas e desafios da maior Corte do País.

    Antes do início do evento, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, saudou o presidente Paulo Dimas por se dispor a compartilhar com os jovens sua experiência. “São lições de vida transmitidas com muita seriedade”, afirmou. Já a presidente da universidade, professora Lúcia Teixeira, em nome do corpo docente e discente da instituição, cumprimentou o presidente pelo trabalho à frente do TJSP.

    O pró-reitor administrativo da instituição, Marcelo Teixeira, agradeceu a presença de Paulo Dimas e também do presidente do TJSP no biênio 2013-2014, desembargador Ivan Sartori. O coordenador da Faculdade de Direito, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, destacou que Paulo Dimas, “além de um grande gestor do Judiciário, é um grande juiz. Profere votos primorosos, que honram a Magistratura brasileira”.

    Por sua vez, o presidente compartilhou aprendizado obtido em 38 anos de carreira pública. “Temos que, antes de mais nada, prestar contas aos destinatários de nossa missão constitucional: o povo brasileiro. O importante é, apesar das mudanças e do passar do tempo, sempre mantermos nossos ideais.”

    “É preciso ousar, porque os desafios da gestão são imensos”, ressaltou Paulo Dimas. Ele apresentou o Relatório de Gestão 2016 e falou dos números do Poder Judiciário paulista, com seus mais 20 milhões de processos em andamento e 5,2 milhões de casos novos, somente em 2016. Apesar do gigantismo, a Corte foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por recordes de produtividade alcançados no ano passado. “Eficiência deve ser traduzida na duração razoável do processo”, explicou.

    “O juiz não é mais um simples solucionador do processo. Precisa ser um gestor e pacificador social e a grande preocupação do gestor deve ser planejamento, pois a atual conjuntura pede por políticas públicas nas mais diversas áreas: tecnologia, infraestrutura, sustentabilidade, segurança, comunicação e outras.” Por fim, o desembargador mencionou o atual momento de crise política e econômica: “Apesar de tudo temos que manter as instituições funcionando corretamente. Temos que continuar trabalhando, continuar servindo ao povo de São Paulo”.

    Também prestigiaram a palestra os desembargadores Carlos Nunes Neto e Everaldo de Melo Colombi; o diretor da Faculdade de Direito da Unisanta, Norberto Moreira da Silva; o diretor da Escola Superior do Ministério Público, procurador de Justiça Antonio Carlos Ponte; o coordenador da Unip-Santos e juiz do TRE, Luiz Guilherme Costa Vagner; o presidente da OAB-Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues; os juízes Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges, Bruno Nascimento Troccoli e Frederico dos Santos Messias; o idealizador do evento, Dave Prada; demais magistrados, integrantes do MP, advogados, professores e acadêmicos de Direito.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-paulo-dimas-fala-sobre-gestao-do-judiciario-em-universidade/462314636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)