Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia Nacional da Adoção: TJSP lança campanha ‘Adoção é Amor. Sem limite de idade’

    há 7 anos

    Objetivo é incentivar adoção tardia.

    No Dia Nacional da Adoção, comemorado hoje (25), o Tribunal de Justiça de São Paulo lança a campanha “Adoção é Amor. Sem limite de idade”. O foco do TJSP é incentivar a adoção de crianças com mais de sete anos, chamada de 'adoção tardia'. Ao longo do dia serão publicados vídeos, posts e peças publicitárias nas redes sociais do TJSP. Visite nossas páginas, conheça a campanha e compartilhe.

    Dados do Cadastro Nacional de Adoção indicam o abismo entre a expectativa dos pretendentes e o perfil das crianças disponíveis. Atualmente existem 39,7 mil interessados, mas apenas 10,5% aceitariam crianças com idades compreendidas entre 7 e 17 anos. No mesmo cadastro constam 7.632 crianças, 71,5% delas com 7 anos ou mais.

    O objetivo da campanha é destacar que muito mais do que uma relação de afeto e solidariedade, adotar é uma demonstração do amor incondicional de quem deseja se tornar pai e mãe de criança, adolescente ou pessoa maior de 18 anos, independentemente de sua idade, origem e sem distinção com os filhos biológicos. Não é um ato de caridade e não serve para preencher as lacunas existenciais e emocionais de quem pretende adotar. É uma ação que precisa de reflexão e os interessados passam por cursos preparatórios.

    Além da campanha, o TJSP mantém o site www.adotar.com.br para prestar informações sobre o tema e, de forma clara e simples, explicar como são feitas as avaliações dos interessados e disponibilizar endereços de grupos de apoio à adoção, entre outros dados.

    Vara da Infância e Juventude do Foro Central

    O Serviço Social da Vara da Infância e Juventude do Foro Central elaborou relatório intitulado “Perfil das Crianças Desejadas pelos Pretendentes Habilitados no Cadastro de Adoção”, que mostra a realidade das crianças e adolescentes com poucas chances de serem acolhidos por uma família.

    Foram pesquisados os perfis de crianças desejados em 137 processos de pretendentes cujas sentenças foram emitidas entre 2008 e 2017. Entre outras conclusões, foi possível aferir que apenas 3,6% dos pretendentes aceitam adotar crianças ou adolescentes negras, 67,9% não aceitam adotar irmãos, e nenhum pretendente aceitava maior de12 anos. Veja a pesquisa completa.

    Comunicação Social TJSP – GA e CA (texto) / JT (artes)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-nacional-da-adocao-tjsp-lanca-campanha-adocao-e-amor-sem-limite-de-idade/462616479

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)