Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EJUS inicia curso de Direito Tributário

    há 7 anos

    Curso terá quatro aulas semanais.

    A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) deu início ontem (4) ao Curso de Direito Tributário, ministrado em sua sede pela assistente jurídico do TJSP Carolina Alves de Toledo, sob a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes e Miguel da Costa Santos.

    Com 718 inscritos, o curso abordará os temas essenciais desse ramo do Direito, dentre os quais seus princípios básicos, o tratamento dado à matéria na Constituição Federal, o controle de constitucionalidade material e formal, o processo administrativo e o judicial tributário.

    O primeiro encontro foi dedicado à discussão das razões do Estado para a arrecadação tributária e sua base normativa constitucional e infraconstitucional, ao conceito de tributo e espécies e à análise do sistema tributário nacional.

    No âmbito da teoria geral, a palestrante assinalou inicialmente a essência do Direito Tributário: “uma forma de arrecadação do Estado a partir do patrimônio particular”. Também salientou a necessidade social do tributo: “Não há alternativa ao Estado senão avançar sobre a propriedade privada dos particulares a fim de angariar valores suficientes à consecução de seus deveres e obrigações constitucionais”. Nesse sentido, de acordo com Carolina Toledo, o conceito de tributo é o de uma prestação pecuniária compulsória, em nome da supremacia do interesse público, embora a Constituição Federal o disponha em caráter facultativo, como uma prerrogativa dos entes federativos, de acordo com o artigo 145.

    As aulas prosseguirão até o dia 25 deste mês.

    Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ejus-inicia-curso-de-direito-tributario/475127480

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)