jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2017
    Adicione tópicos

    Prêmio Fundação Bunge divulga contemplados de 2017

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    há 9 dias

    Reunião do Grande Júri aconteceu no Palácio da Justiça.

    Em sua 62ª edição, o Prêmio Fundação Bunge anunciou na manhã de hoje (11) os contemplados de 2017. Na área de Ciências Agrárias, no tema Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, ohomenageado na categoria “Vida e Obra” foi Alysson Paolinelli. Mineiro, de 81 anos, e formado em Agronomia, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (UFLA). Entre seus trabalhos, tem como destaque a implantação da plataforma CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação –viabilizando o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

    Na categoria “Juventude”, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reúso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia. Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Marcelo é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Rio Claro (Unesp – Rio Claro) e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

    Na área de Ciências Humanas e Sociais, que neste ano tem como tema As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na Teoria Geral do Direito, Cláudia Lima Marques foi a contemplada na categoria “Vida e Obra”. Gaúcha, de 53 anos, ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e larga experiência em Direito do Consumidor, Mercosul, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado.

    Já na categoria “Juventude”, Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado pelos trabalhos voltados à interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico. Ivar é nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tem apenas 32 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

    Os contemplados são escolhidos durante a reunião do Grande Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

    O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas, dentre as quais Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

    A indicação dos nomes é feita diretamente pelas intuições acadêmicas, científicas e culturais e em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados. Apenas os contemplados de cada área são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões e júri. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem-sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

    *Com informações da Fundação Bunge.

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)