Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atrações culturais, históricas e artísticas tomam conta do TJSP no fim de semana

    há 7 anos

    Eventos integram a 11ª Primavera dos Museus.

    Em um final de semana diferente, repleto de atrações culturais e artísticas, o Tribunal de Justiça de São Paulo abriu suas portas para participar da 11ª edição da Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura, que busca difundir arte, história e cultura em todo o País. Centenas de pessoas passaram pelo Palácio da Justiça e pelo Palacete Conde de Sarzedas nos dois dias de atrações.

    No sábado (23), a programação do Palácio da Justiça teve início com uma visita monitorada, atividade na qual os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do Judiciário por meio de fotos antigas e itens que compõem o acervo do Museu da instituição. Na Sala Emeric Levai, eles tiveram contato com utensílios utilizados pelo TJSP ao longo dos anos, como a vara e a toga dos juízes, ornamentação de afrescos e madeiras talhadas, bem como documentos da época da escravatura.

    Ao passarem pelo Espaço Cultural Paulo Bomfim, tiveram acesso a medalhas, roupas, armas e objetos utilizados durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A visita prosseguiu pelas escadarias do prédio até o Salão Nobre Ministro Costa Manso e sua mobília de época, cadeiras com assentos e encostos talhados em couro com símbolos judiciários, vitrais, claraboia e paredes enriquecidas com muita arte e emblemas significativos. Ao longo dos dois dias foram realizadas outras 5 visitas monitoradas no Palácio, bem como outras seis no Museu do TJ.

    Em seguida, foi a vez do Coral Jovem Cênico Mackenzie se apresentar no Salão do Júri, em exibição que emocionou os visitantes. Seus integrantes – alunos e ex-alunos da universidade – entoaram clássicos de Elis Regina, João Bosco, Luiz Gonzaga e Chico Buarque.

    As atrações de sábado no PJ se encerraram com o show Canções de Primavera, do cantor Toninho Nascimento, que exibiu repertório com músicas que citam a Primavera.

    Já no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu da Corte, além das visitas monitoradas, ocorreram durante todo o sábado palestras sobre o universo das histórias em quadrinhos, além de intervenções musicais do Duo Alfa, composto pelos guitarristas Aldo Scaglione e Fábio Che, e o show Les Chansons Françaises – Uma Viagem Musical, com Sandra Camilo (voz) e Aldo Scaglione. A programação do dia se encerrou com o sarau inaugural da exposição coletiva Sob o olhar de Yolanda todos nós somos artistas.

    No domingo (24), as atividades culturais no Museu começaram às 11 horas com audição dos violões da Escola de Música Suzuki de São Paulo. Sob regência do professor Silvio Alaune, que também é servidor do Tribunal, oito alunos de 6 a 9 anos encantaram o público com sua precoce habilidade.

    Em seguida, a partir das 15 horas, ocorreram apresentações musicais de integrantes do projeto Meninos Diamantes, idealizada pela servidora do TJSP Rosemara Nunes da Nóbrega, em parceria com o produtor cultural Ney Marques.

    O projeto social tem a finalidade de lançar anualmente CD de canções autorais de novos artistas. Os selecionados para participar do projeto têm a oportunidade de gravar CD e participar de shows, tudo com o apoio dos idealizadores. O Museu recebeu apresentações de Ingra Oliveira (15h), Rony Peterson (15h40), Rose Nóbrega (16h20) e Ney Marques (17h).

    No Palácio da Justiça o último dia da Primavera dos Museus começou com o espetáculo “Palheta Sonora”, do quarteto de clarinete formado por Tiago Ferreira, Rafael Fonte, Maique Douglas e José Handemberg. O grupo apresentou canções do ritmo “dobrado”, marcha tipicamente brasileira. Antes de cada música os artistas explicaram para o público presente no Salão do Júri o contexto histórico das composições.

    Para encerrar, o Duo Ericsson Castro & Andrea Paz apresentou canções eruditas e contemporâneas do violão. “É uma honra tocar em um lugar como esse”, afirmou Ericsson, referindo-se à sede da Corte Bandeirante. O repertório da dupla incluiu canções como “Se ela perguntar”, de Dilermando Reis, e improvisações modernas.

    No total, mais de 580 pessoas participaram da Primavera dos Museus no âmbito do TJSP. O Museu da Corte recebeu 280 pessoas e o Palácio da Justiça mais de 300, somando-se apresentações musicais e visitas monitoradas.

    Comunicação Social TJSP – AM e GA (texto) / DG e KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atracoes-culturais-historicas-e-artisticas-tomam-conta-do-tjsp-no-fim-de-semana/502291657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)