Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cejuscs auxiliam população a resolver conflitos e chegar a acordos

    há 6 anos

    Unidades prestam valioso serviço à sociedade.

    Conciliar é tarefa árdua, mas essencial para trazer final feliz a inúmeros conflitos judiciais. As partes chegam às sessões com raiva, mágoa, dúvidas e medo, imaginando para que lado a balança da justiça irá pender quando, na verdade, fazer justiça é equilibrar a balança, buscar o melhor para os dois lados. Este é o espírito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

    Quando a pessoa interessada em resolver alguma pendência procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo, já sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

    Até o momento há 252 unidades do Cejuscs em funcionamento em todo o Estado, com mais de 3.000 mediadores judiciais atuantes. Encontre o Cejusc mais próximo de sua residência: http://www.tjsp.jus.br/Conciliacao/Conciliacao/OndeConciliar.

    As unidades atendem demandas processuais (já em andamento na Justiça) e pré-processuais nas áreas cível e de família, que abrangem causas relacionadas a direito do consumidor, cobrança, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas etc. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. Só em 2017 foram realizadas mais de 250 mil sessões de conciliação, sendo que metade delas terminou em acordo.

    Os Cejuscs foram criados por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Resolução nº 125/10, que implantou a "Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos" e regulamenta todos os procedimentos da conciliação e da mediação nos tribunais. Em 2016, o Tribunal de Justiça de São Paulo foi vencedor do VI Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Tribunal Estadual”. O projeto premiado foi o “Programa Empresa Amiga da Justiça”, que incentiva a utilização dos métodos adequados de solução de conflito entre clientes e consumidores nas disputas com grandes litigantes. Entre as inúmeras empresas que aderiram ao programa estão a TAM, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, HSBC, Banco Votorantim, Banco Volkswagem, Crefisa, Mercado Livre, Grupo Segurador BB e Mapfre, Sabesp, CPFL Energia, Febraban, Grupo Bayer e Amil Assistência Médica.

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (foto ilustrativa)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1793
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cejuscs-auxiliam-populacao-a-resolver-conflitos-e-chegar-a-acordos/536307499

    Informações relacionadas

    Lucas Alves Almeida, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Inicial Reclamação Pré-Processual Cejusc

    Marcelo Mammana Madureira, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Quem deve pagar os honorários do conciliador?

    Weverton Oliveira, Estudante de Direito
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Emenda à inicial

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Divórcio, partilha e imóvel adquirido com recursos doados e oriundos do FGTS

    Gustavo Lima, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    Divórcio Consensual Judicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)