Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça condena ex-prefeito de Miguelópolis por improbidade administrativa

    há 5 anos

    Político utilizou máquina pública para promoção pessoal.

    A 1ª Vara de Miguelópolis condenou ex-prefeito da cidade, Vergílio Barbosa Ferreira, por improbidade administrativa. De acordo com a decisão, o político teria determinado a pintura de dezenas de prédios públicos com as cores do partido e da campanha eleitoral para marketing pessoal, em detrimento ao erário e aos princípios da moralidade e da impessoalidade. O juiz Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva determinou o ressarcimento integral do dano causado pelo réu; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos, multa de duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público por cinco anos.

    Fotografias e testemunhos juntados ao processo demonstraram que o réu utilizava a cor verde como “marca pessoal e de campanha” e que 24 prédios públicos foram pintados com a mesma cor. O juiz escreveu na sentença: “A impessoalidade veda a vinculação de atividades da administração à pessoa dos administradores, evitando aproveitamento da propaganda oficial para sua promoção pessoal. Some-se isso que a publicidade institucional que fuja aos objetivos traçados no artigo 37, § 1º, da Constituição Federal, caracteriza improbidade administrativa”.

    O magistrado acrescentou: “O desvio de poder é uma ilegalidade disfarçada, é uma ilicitude com aparência de legalidade. O desvio de poder é o vício que afeta o ato mediante o qual a administração prosseguiu um fim diverso daquele que lhe foi assinalado pela norma jurídica, desviando-se, assim, o poder de seu fim legal. O desvio de poder não é outra coisa que a violação do espírito da lei”.

    Cabe recurso da decisão.

    Processo nº 0001141-51.2012.8.26.0352

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / internet (foto ilustrativa)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-ex-prefeito-de-miguelopolis-por-improbidade-administrativa/648724280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)