jusbrasil.com.br
31 de Março de 2020
    Adicione tópicos

    TJSP instala 15ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    ano passado

    Presidente visitou cartórios e falou com servidores.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, ontem, a 15ª Vara Cível do Foro Regional II – Santo Amaro, no fórum que tem como patrono o ex-presidente do TJSP “Desembargador Aniceto Lopes Aliende”, com a presença do presidente, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Uma coincidência notada pelos magistrados e servidores do FR de Santo Amaro é que, nesse mesmo dia – 13 de dezembro –, no ano de 1991, em Santo Amaro foram instaladas as 5ª e 6ª Cíveis e as duas varas na distrital de Parelheiros. Com o passar do tempo, a 1ª Vara de Parelheiros foi convertida em 5ª Vara da Família e das Sucessões do FR Santo Amaro e a 2ª foi transformada em 15ª Cível, instalada na solenidade.

    Segundo a juíza Vanessa Vaitekunas Zapater, responsável pela 15ª Cível, “a vara representa duplo benefício para a população paulista, na medida em que Parelheiros passa a contar com toda a estrutura do Foro Regional para atender suas crescentes demandas e Santo Amaro terá mais uma Vara Cível à disposição para fazer frente ao grande volume de processos ajuizados todos os dias".

    A diretora do FR de Santo Amaro e juíza da 1ª Vara Cível, Carolina Nabarro Munhoz Rossi, fez uso da palavra para agradecer a presença do presidente do TJSP na unidade. De acordo com a magistrada, “é de suma importância esse contato com os colegas e com os servidores”. Ela agradeceu também, em nome dos jurisdicionados, a colaboração que o Tribunal tem com o FR de Santo Amaro.

    A presidente da 102ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Lisandra Cristine Gonçalves, falou do quanto a prestação jurisdicional melhorou em Santo Amaro. “Senhor presidente, às vezes, peticiono à noite e, quando abro meu computador no dia seguinte, já houve andamento no processo.”

    Em nome do Ministério Público de São Paulo, e representando o procurador-geral de Justiça, a promotora Juliana de Sousa Andrade também elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça em melhorar o acesso à Justiça com mais uma unidade judicial em Santo Amaro.

    Ao encerrar a solenidade e declarar instalada a 15ª Vara Cível, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, falou sobre sua alegria em ser servidor público e “investido nesse espírito temos que agir com honradez, ética, pontualidade, assiduidade e transparência”. “Somos todos servidores públicos, a sociedade paga nosso salário e temos que retribuir com serviço de qualidade.”

    Acompanharam a cerimônia o juiz assessor da Vice-Presidência Décio Luiz José Rodrigues, representando o vice-presidente; o desembargador Oséas Davi Viana; o juiz assessor da Presidência Ricardo Dal Pizzol, que é titular da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro; a coordenadora adjunta da Associação Paulista dos Magistrados, juíza Claudia Marina Maimone Spagnuolo (11ª Vara da Família e das Sucessões de Santo Amaro), representando o presidente da Apamagis; magistrados, advogados e servidores.

    15ª Cível – A nova unidade expande a prestação jurisdicional oferecida à população local, já que Santo Amaro possui 175.300 processos em andamento, 65.857 deles da área cível. As varas cíveis tratam de processos relacionados a temas como direitos do consumidor, compra e venda, indenizações, contratos, cobranças, planos de saúde, entre outros.

    Santo Amaro conta, ainda, com 11 varas da Família e das Sucessões, duas Criminais, duas do Juizado Especial Cível, uma da Infância e da Juventude e uma da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O FR de Santo Amaro integra a 1ª Região Administrativa Judiciária – Capital.

    Visita ao prédio – O presidente Pereira Calças aproveitou sua ida ao FR de Santo Amaro para conversar com os servidores locais. Entre outros ofícios, o presidente visitou as instalações do 15º Ofício Cível, do 14º, do 1º e do 2ºª, além da UPJ da Família. Com os servidores, o presidente falou sobre questões de interesse funcional, capacitação de servidores e aspectos gerais da administração do Poder Judiciário. Também aproveitou a oportunidade para desejar a todos os servidores do FR de Santo Amaro um santo Natal e 2019 repleto de realizações profissionais e pessoais.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

    [email protected]

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)