Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidora do TJSP é destaque em matéria da revista Veja São Paulo

    há 5 anos

    Funcionária compartilha trajetória no Tribunal.

    A matéria de capa da revista Veja São Paulo desta semana (19) destacou o tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A funcionária do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renata Kaliane Silva Vieira, foi uma das entrevistadas. A reportagem destacou a importância das instituições na promoção dos direitos das pessoas com deficiência e da necessidade de iniciativas inclusivas no ambiente de trabalho.

    Servidora da Corte paulista desde o ano 2000, Renata iniciou a carreira no Judiciário na segunda instância. Após concluir o curso de pós-graduação, em 2004, foi realocada para o Gabinete da Presidência da Seção de Direito Privado. No ano seguinte, um magistrado a convidou para fazer parte da equipe de seu gabinete, onde permaneceu até 2009. Foi promovida a assistente técnica, lotada no Gabinete da Presidência da Seção de Direito Público, onde trabalha atualmente.

    O trabalho no TJSP foi o primeiro emprego de Renata e, também, seu passaporte para a independência. O que para muitos pode representar apenas uma aquisição material, para a servidora – que teve sua mobilidade fortemente comprometida quando ainda bebê, em razão de uma poliomielite vacinal – a compra do carro marcou a conquista de um direito que lhe era custoso. “Com meu salário pude comprar um carro e assim conquistar, de fato, o meu direito de ir e vir”, destacou a assistente técnica.

    Quando questionada a respeito das dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta cotidianamente, a escrevente é enfática: as barreiras arquitetônicas e de transporte na cidade são o grande problema. Mas Renata salienta: “Nos prédios do TJ sempre contei com elevadores e não tive problemas para me locomover no ambiente de trabalho. O pessoal da administração dos edifícios se preocupa, por exemplo, com a manutenção dos banheiros adaptados, vaga de estacionamento e outras questões”.

    O Comitê de Acessibilidade e Inclusão do TJSP tem participação fundamental na dissolução das barreiras que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enfrentam. No ano passado, foi lançada campanha no Tribunal que busca promover um ambiente de trabalho inclusivo, valorizando os funcionários com deficiência e promovendo debates e ações. “Sempre vejo os vídeos da campanha e ouço comentários positivos dos colegas sobre a admiração que as histórias das pessoas com deficiência causam”, contou Renata. E completou: “Falar sobre acessibilidade e inclusão no TJSP demonstra o comprometimento da Corte com o direito das pessoas; abre espaço para que todos façam a diferença; cria oportunidades iguais; extrai-se o melhor de cada um e, a partir disso, fazemos um Tribunal de Justiça justo, que é o que todos queremos”.

    O Comitê é composto por magistrados e servidores com e sem deficiência do Tribunal. Foi criado com o objetivo de estabelecer uma Política Institucional de Acessibilidade que garanta a todos as mesmas oportunidades, em conformidade com a Resolução nº 230/16 do Conselho Nacional de Justiça. Para solucionar dúvidas ou compartilhar experiências envolvendo o trabalho de e com pessoas deficientes no âmbito do TJSP, entre em contato pelo email sgp.acessibilidade@tjsp.jus.br.

    Comunicação Social – TM / LF (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-do-tjsp-e-destaque-em-materia-da-revista-veja-sao-paulo/745501320

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)