Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Pereira Calças recebe título na cidade que o acolheu

    há 4 anos

    Cerimônia reuniu amigos, familiares e magistrados.

    “Agora tenho certidão de nascimento da cidade de São José do Rio Preto.” Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, encerrou seu pronunciamento de agradecimentos aos rio-pretenses que o receberam, oficialmente, como conterrâneo, na última sexta-feira (20), em solenidade na Câmara de São José do Rio Preto. Na presença de magistrados, familiares e amigos, o presidente Pereira Calça recebeu, no encerrar de suas atividades à frente do Poder Judiciário paulista, o único título, entre os muitos oferecidos, que fez questão de aceitar: o de “Cidadão Honorário Rio-Pretense”, na cidade em que reside e que tão bem o recebeu desde 1976.

    Na presença de amigos, familiares e magistrados, e com os representantes da municipalidade – o prefeito Edinho Araújo, acompanhado da primeira-dama Maria Elza Araújo, e o presidente da Câmara, Paulo Pauléra – e, em sessão solene com transmissão ao vivo, o presidente Manoel de Queiroz Pereira Calças e sua esposa, Maria Amélia Junqueira de Andrade Pereira Calças, foram saudados pelo autor do projeto de lei que ensejou o Decreto Legislativo nº 1120, de 11 de abril de 2011, vereador Gerson Furquim; pelo juiz da 7ª Vara Cível, Luiz Fernando Cardoso Dal Poz, e pelo prefeito da cidade. Também foi lida uma mensagem enviada pelo amigo Paulo Humberto Borges: “Desnecessário dizer de sua cultura, do seu saber jurídico, do seu amor ao Direito, de sua formação humanística e de sua capacidade de trabalho, que chama a atenção de sues amigos que acreditam ter seu dia quarenta e oito horas”.

    O agraciado recebeu das mãos do vereador Gerson Furquim o título. "Hoje é um dia especial para nossa cidade, pois ela adota como seu filho esse cidadão que é merecedor da homenagem. Esse é o reconhecimento de uma vida bem-sucedida, digna. O mérito não vem por acaso, é fruto de muita persistência e luta", disse ele.

    O juiz Luiz Fernando Cardoso Dal Poz recordou passagens da vida do homenageado, “linense de nascimento, mas, me perdoem os irmãos do noroeste paulista, hoje e há muito, rio-pretense de mente e de coração, filho do empresário e professor Sr. Manoel Pereira Calças Filho e da professora dona Maria Abbadia de Queiroz Pereira Calças, foi nomeado para esta Circunscrição de São José do Rio Preto”. Também ao fazer uso da palavra, o prefeito Edinho Araújo falou das décadas em comum e das coincidências que as vidas de ambos tiveram na região. "Temos uma proximidade há muitos anos e é uma grande honra recebê-lo, agora, como cidadão de São José do Rio Preto. Todos se sentem muito homenageados com esse seu aceite.”

    Nas palavras do presidente Pereira Calças, a ocasião não merecia, de sua parte, discurso formal. Deixando de lado a sua característica formal, o homenageado usou da palavra somente para os agradecimentos. Agradeceu a todos, fazendo uso dos primeiros nomes, “porque aqui me sinto em casa”. “Quem fala com o coração esquece os fundamentos da razão”, disse ele, registrando que não havia preparado discurso. “Só agradecimentos; esse título consagra um trabalho de muito amor dessa cidade que me acolheu. Agora sou cidadão rio-pretense. Continuo natural de Lins, mas rio-pretense de coração.”

    Durante a cerimônia, sob a regência do maestro Doreto, a Banda Regimental de Música do CPI-5, além do Hino Nacional Brasileiro e o de São José do Rio Preto, presenteou as pessoas com outras atrações musicais, entre elas “Aquarela do Brasil” e “Trem das Onze”. Integraram a mesa condutora dos trabalhos, além do homenageado e sua esposa, o prefeito e a primeira-dama, o presidente da Câmara, o juiz da 7ª Vara Cível e o vereador autor do projeto, todos já citados acima; Candido Pedro Alem Júnior (desembargador coordenador adjunto da 15ª Circunscrição Judiciária de Catanduva), Evandro Pelarin (juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de São José do Rio Preto e diretor da 8ª Região Administrativa Judiciária – São José do Rio Preto) e Paulo Marcos Vieira (3ª Vara Criminal e diretor do fórum da Comarca de Rio Preto); o deputado estadual Itamar Borges; o comandante do CPI-5, coronel PM Luís Henrique Di Jacintho Santos; o ex-deputado federal Vaz de Lima; o vereador Renato Pupo; o advogado Odinei Rogério Bianchin, representando o presidente da 22ª Subseção da OAB – São José do Rio Preto; o presidente da Associação Rio-Pretense de Promoção do Menor/Arprom), José Vita Medina, representando também o vice-presidente da Arprom); e o advogado Divaldo Antonio Pontes, um dos principais incentivadores à concessão do título ao desembargador Pereira Calças.

    Também prestigiaram a cerimônia o juiz da 4ª Vara Cível de São José do Rio Preto, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, Almir Soares de Carvalho e Sérgio Serrano Nunes; os vereadores Jean Charles Serbeto, Jorge Menezes Silva e Pedro Roberto; o médico Clemente Pezarini Júnior, representando o coordenador adjunto da 16ª CJ – São José do Rio Preto, desembargador João Alberto Pezarini; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o comandante interino do 4º Batalhão da Polícia Ambiental, major PM Luciano Fraga Maciel; o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Mercado Imobiliário, Joaquim Antonio Mendonça Ribeiro; o assessor parlamentar Richard Luiz Ambrósio, representando o deputado federal Fausto Pinato; além de familiares, amigos e ex-alunos do homenageado.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-pereira-calcas-recebe-titulo-na-cidade-que-o-acolheu/795051679

    Informações relacionadas

    Adriano Martins Pinheiro, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Demissão, pedido de demissão e justa causa. O que devo receber?

    Defensoria Pública de Pernambuco
    Notíciashá 5 anos

    CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)